segunda-feira, 15 de outubro de 2012

2007 - Deirdre of Ulster™ Barbie® Doll

A quarta boneca da série lendas da Irlanda é inspirada por Deirdre do Ulster, de beleza magnífica, cuja história trágica fez dela uma heroína lendária do folclore Irlandês. Deirdre foi criada em reclusão por Conchobar, rei de Ulster, que planejava se casar com ela quando atingisse a maioridade. Em vez disso, ela se apaixonou por  um  bonito rapaz chamado Naisi, fugindo com ele para a Escócia, mas a felicidade durou pouco: Conchabar tinha um plano malfadado Naisi foi morto, e Deirdre, que é também por vezes referida como Deirdre das Dores, mais tarde morreu de tristeza. Este conto comovente de amor eterno resulta aqui de uma linda boneca com cabelo em cascata vermelho e um vestido de inspiração celta.



O Ciclo do Ulster se passa no início da era cristã e a maior parte da ação se desenrola nas províncias do Ulster e Connacht. Consiste num grupo de histórias heróicas que tratam das vidas de Conchobar mac Nessa, rei do Ulster, o grande herói Cúchulainn, filho de Lug, e de seus amigos, amantes e inimigos. Estes são representados pelos Ulaid, ou povo do canto nordeste da Irlanda, e a ação das histórias é centrada em torno da corte real em Emain Macha, próxima a moderna cidade de Armagh. Os Ulaid têm vínculos próximos com a colônia irlandesa na Escócia, e parte do treinamento de Cúchulainn se passa naquela colônia.
O ciclo consiste de histórias de nascimentos, fases iniciais de vida e treinamento, namoros, batalhas, banquetes e morte de heróis, e refletem uma sociedade guerreira na qual a guerra consiste principalmente de combates individuais e a riqueza é medida principalmente em gado. Estas histórias são escritas principalmente em prosa. O ponto central do Ciclo do Ulster é o Táin Bó Cúailnge. Outros contos importantes deste ciclo incluem A Trágica Morte do Filho Único de AifeO Banquete de Bricriu e A Destruição da Hospedaria de Da DergaO Exílio dos Filhos de Usnach, mais conhecido como a tragédia de Deirdre e fonte das peças de John Millington SyngeWilliam Butler Yeats e Vincent Woods, também faz parte deste ciclo.
O ciclo, em alguns aspectos, está próximo ao Ciclo Mitológico. Alguns dos personagens deste último reaparecem, e o mesmo tipo de magia de mudança de forma está muito em evidência. Lado a lado com um realismo cruel, quase insensível. Embora possamos suspeitar que uns poucos personagens, tais como Medb ou Cú Roí, tenham sido outrora divindades, e Cúchulainn em particular realize proezas super-humanas, os personagens são firmemente mortais e enraizados num tempo e lugar específicos. Se o Ciclo Mitológico representa a Idade de Ouro, o Ciclo do Ulster é a Idade Heróica da Irlanda. Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre!